Modelagem de Nicho Ecológico

Modelos de distribuição potencial têm sido muito utilizados em várias situações auxiliando na indicação de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade, na avaliação do potencial de invasão de espécies exóticas, no estudo de impactos de mudanças climáticas na biodiversidade, no acompanhamento de vetores de doenças infecciosas, entre outras (ver bibliografia associada). Para realizar este tipo de modelagem são necessários dois tipos de dados: (dados bióticos e dados abióticos) e algoritmos de modelagem.

Dados bióticos

Rede speciesLink sistema distribuído de Informação que integra em tempo real, dados primários de coleções científicas. O speciesLink conta com 159 coleções e subcoleções e quase 3 milhões de registros on-line (informação acessada em 09/03/2009). O sistema foi desenvolvido graças ao apoio das instituições: FAPESP, GBIF, JRS Foundation e CRIA

Global Biodiversity Information Facility _ GBIF. O portal GBIF conta com 282 provedores de dados, 7340 bancos de dados e mais de 171 milhões de dados disponíveis sobre espécies (informação acessada em 09/03/2009).

Dados abióticos

Worldclim é um conjunto de dados climáticos mensais, para o mundo todo, de temperatura (máximas, médias e mínimas), precipitação e altitude em 4 diferentes resoluções (10', 5', 2.5' e 30").

USGS - US Geological Surveys - disponibiliza dados de imagens AVHRR (Advanced Very High Resolution Radiometer).

A NASA disponibiliza uma série de produtos do sensor Modis (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer), como por exemplo índices de vegetação.

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE. Este site fornece um catálogo de Imagens de Satélite LANSAT 1-3, 5 e 7; CBERS 2 e 2B.

algoritmos de modelagem

Estão disponíveis no openModeller os seguintes algoritmos para modelagem:

© Centro de Referência em Informação Ambiental, CRIA